Desentupidora e Limpa Fossa em Sorocaba | Isatec Desentupidora

Secretaria do Meio Ambiente atende em novo endereço

  • cadastrado em:
  • atualizado em:
Compartilhe
Telefones:
(15) 997294096
(15) 32174506
(15) 30191929

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) já atende a população sorocabana em novo endereço. A sede está localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 108, no Alto da Boa Vista. O atendimento é realizado pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também pelo telefone (15) 3238.2366.

O objetivo da mudança foi de, principalmente nesta época de crise econômica no país, economizar o dinheiro gasto com aluguel na antiga sede. O antigo imóvel, localizado na Rua Campos Salles, era locado num valor de R$ 22 mil por mês e a nova sede é um próprio municipal. Outra questão importante é que o novo espaço está próximo ao Palácio dos Tropeiros e à Câmara Municipal, num local de fácil acesso, beneficiando os munícipes que necessitam se dirigir pessoalmente a estes órgãos municipais.

Criada em 2008, a Sema tem como função uma das mais nobres: proteger o sistema natural e promover o controle da qualidade ambiental no município. Para isso, servidores públicos atuam em três frentes: Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Zoobotânica, e Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental. Cada uma delas oferece inúmeras ações, projetos e programas.

Na sede da Sema, a população pode obter informações a respeito de projetos e programas, como “Sorocaba a Cidade da Biodiversidade”, “Refúgios da Biodiversidade”, Plano de Arborização Urbana, “Viva Abelha”, “Uma Criança, Uma Árvore”, plantios, doação de mudas, licenciamento ambiental, supressão e poda de árvores, fiscalização ambiental, intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APPs), entre outras.

Um dos trabalhos realizados pela área de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental é na questão da autorização de poda e corte de árvores na cidade. Qualquer munícipe que necessite de poda ou remoção de uma árvore deve fazer o pedido no Setor de Protocolo Geral da Prefeitura de Sorocaba, localizado no andar térreo do Paço Municipal, ou em uma das Casas do Cidadão. Em seguida, um técnico da Sema faz a avaliação técnica e emite o laudo sobre a árvore, documento que norteará a tomada de decisão quanto ao deferimento ou indeferimento da solicitação.

A Sema explica que o munícipe deve arcar com as despesas do serviço contratado para o corte da árvore quando a mesma estiver no quintal da sua residência. É importante ressaltar que para realizar o corte de árvore, mesmo que em área particular, deve ser obtida a autorização prévia da Secretaria do Meio Ambiente.

Já a Seção de Bem-Estar Animal é responsável por ações públicas voltadas ao bem–estar animal, educação ambiental, recebimento de denúncia de maus-tratos e ainda pela coordenação do Comitê Municipal dos Direitos dos Animais de Sorocaba, criado em 2012 pelo decreto municipal nº 19.924/2012. A equipe também realiza blitz em pet shops, clínicas veterinárias, abrigos de animais, escola de banho e tosa, além de estabelecimentos comerciais de ração e medicamentos. A ação é realizada em parceria com o Setor de Fiscalização da Secretaria da Fazenda (SEF), a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (SES), a Patrulha Ambiental e o Comitê Municipal dos Direitos dos Animais de Sorocaba.

Outro trabalho, por meio da Patrulha Ambiental e realizado em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), é o atendimento de ocorrências que visam à proteção do meio ambiente no município. Os patrulheiros atuam diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 8h às 20h, e atendem ocorrências de queimadas, corte de árvore, maus-tratos a animais domésticos, desmatamento, disposição irregular de resíduos, tráfico e comercialização de elementos da fauna silvestre e poluição sonora.

Os patrulheiros podem orientar, notificar, autuar e encaminhar o infrator ao órgão competente, além de apreender animais provenientes de ações irregulares, produtos ou subprodutos, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos. A população pode ajudar neste trabalho e denunciar pelo telefone 199 (GCM).

Para obter informações sobre as ações, projetos e programas da Secretaria do Meio Ambiente basta acessar o Portal da Prefeitura de Sorocaba: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. No site ainda é possível fazer agendamento de visitas monitoradas nos parques ecológicos e consultar os trâmites de processo de poda e corte de árvore e de licenciamento.


Outros espaços

Atualmente, Sorocaba conta com sete parques ecológicos em áreas de preservação naturais fechadas com visitação pública, que são administrados pela Secretaria de Meio Ambiente: Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Natural “Ouro Fino”, Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Nestes espaços, a população pode participar de inúmeras atividades gratuitas.

Uma delas é a visita monitorada realizada durante o ano todo nos parques. Os sorocabanos ainda podem participar de clubes ecológicos, oficinas, exposições, entre outras atividades nestes locais.

Outro espaço da Secretaria do Meio Ambiente é o Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), que tem como objetivo principal promover ações, projetos e atividades educativas com foco na preservação e recuperação do rio Sorocaba.

Quem for ao local, por exemplo, pode conferir uma maquete topográfica do rio Sorocaba no perímetro urbano de Sorocaba e Votorantim e um painel que conta toda a história do rio Sorocaba desde a época da fundação de Sorocaba até os dias de hoje.

O CEA Rio Sorocaba também abriga um diorama da flora local e alguns exemplares taxidermizados (empalhados) da fauna que habita o rio, como o cascudo, cará, traíra, lontra, ratão-do-banhado, biguá, anu-branco, frango-d’água e a garça-branca. Outra atração do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba é a doação permanente de mudas de árvores para o plantio em calçadas e quintais, estimulando a arborização urbana em Sorocaba. Cada munícipe pode adquirir até duas mudas gratuitamente.

Desde sua inauguração em março de 2015 já foram realizados quase 7 mil atendimentos aos munícipes de Sorocaba e região, oferecendo diversas atividades, como visitas monitoradas, exposições educativas, plantios sociais, expedições pelo rio Sorocaba, entre outras, com foco na aproximação da população a este importante rio que dá nome a nossa cidade.

O CEA Rio Sorocaba está localizado na Avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às16h30, e aos sábados, das 9h às 13h.

Fonte: http://migre.me/uTNi5


Avalie o post!

Chame pelo WhatsApp!Apenas Sorocaba e região