Desentupidora e Limpa Fossa em Sorocaba | Isatec Desentupidora

O que não fazer com a sua fossa séptica

Todo o material não biodegradável deve ser evitado, pois são matérias que não se decompõem naturalmente

  • cadastrado em:
  • atualizado em:
Compartilhe
Telefones:
(15) 997294096
(15) 32174506
(15) 30191929

É muito importante saber o que não fazer com a sua fossa séptica para conservá-la por muito tempo, o que você joga na tubulação irá fazer toda a diferença para o funcionamento correto da fossa.

Todo o material não biodegradável deve ser evitado, pois são matérias que não se decompõem naturalmente. Estudos apontam que materiais não biodegradável podem levar centenas de anos para desaparecerem, como: vidros, plásticos, metais, latas de alumínio e outros.

Logo abaixo separamos vários matérias do nosso dia-a-dia nocivos que nunca deveria ser jogado em sua fossa séptica:

Fio Dental

Normalmente é produzido de náilon ou outros filamentos de plástico, não se decompõe facilmente e pode acabar acumulando na fossa, obstruindo as tubulações e causando problemas no sistema de tratamento de esgoto.

Além disso, se o fio dental contiver produtos químicos ou resíduos de alimentos, pode prejudicar a ação das bactérias responsáveis pela decomposição dos resíduos. É melhor descartar o fio dental no lixo comum.

Absorvente

É constituído por por algodão, rayon (seda artificial), poliéster, polietileno, polipropileno e fibras que não se decompõem facilmente e podem obstruir as tubulações da fossa séptica, prejudicando o seu funcionamento.

Os absorventes contêm substâncias químicas que podem matar as bactérias responsáveis pelo tratamento de esgoto, dificultando ainda mais a decomposição dos resíduos.

É importante descartar os absorventes no lixo comum. Caso a fossa séptica esteja sendo utilizada por muitas pessoas e haja risco de acúmulo de absorventes no sistema, é recomendável que seja feita a limpeza regular da fossa por profissionais especializados.

Fraldas

A composição de uma fralda descartável pode ser de aproximadamente 43% de polpa de celulose (celulose fluff), 27% de polímero superabsorvente (PSA), 10% de polipropileno (PP), 13% de polietileno (PE), e 7% de fitas, elásticos e adesivos.

Cigarro

Possui em sua composição mais de 4.500 complexos químicos, como arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado. Esses materiais que se decompõem facilmente e podem obstruir as tubulações da fossa séptica, prejudicando o seu funcionamento.

Além disso, os cigarros contêm substâncias químicas tóxicas que podem prejudicar a ação das bactérias responsáveis pelo tratamento de esgoto. O descarte correto dos cigarros é no lixo comum ou em cinzeiros adequados para este fim. É importante lembrar que o descarte inadequado de cigarros pode causar problemas ambientais e de saúde pública.

Cotonetes

É fundamental evitar o descarte de cotonetes na fossa séptica, pois esses produtos são feitos principalmente de plástico e não se decompõem facilmente. Sua presença na fossa pode causar obstruções nas tubulações, comprometendo o funcionamento adequado do sistema de tratamento de esgoto.

Portanto, é recomendável descartar os cotonetes no lixo comum, evitando assim problemas futuros e contribuindo para a conservação da fossa séptica. Lembre-se de que pequenas ações podem fazer a diferença na preservação do meio ambiente e na saúde pública..

Preservativos

A maioria dos preservativos é feita de látex e pode conter lubrificantes, espermicidas e/ou retardantes que alteram sua composição química.

Graxa

As graxas são fabricadas através da combinação destes três componentes essenciais: óleo básico, espessante e aditivos.

Tinta

A tinta é composta por várias substâncias, como pigmentos, veículos ou aglutinadores, solventes ou redutores e aditivos. Esses componentes não são biodegradáveis e podem causar problemas na fossa séptica. Ao descartar tintas na tubulação, há riscos de obstrução e comprometimento do sistema de tratamento de esgoto.

É essencial evitar o despejo de restos de tinta na fossa séptica. Em vez disso, opte por descartá-los corretamente em postos de coleta de resíduos químicos ou leve-os a um centro de reciclagem apropriado. Essas ações ajudam a preservar o bom funcionamento da fossa séptica, evitando danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Alvejantes

Os dois compostos mais indicados para serem usados como alvejantes são o ânion hipoclorito (OCl-)– que normalmente vem na forma do sal hipoclorito de sódio (NaOCl) ─ e o peróxido de hidrogênio (H2O2).

Gostou da postagem? Ajude a Isatec compartilhando essa página, obrigado.


Chame pelo WhatsApp!Apenas Sorocaba e região