Desentupidora e Limpa Fossa em Sorocaba | Isatec Desentupidora

Fossa Séptica: O que é, Como Funciona, Vantagens, Esgotamento

Saiba o que é fossa séptica, esgotamento, como funciona e quais são as vantagens

  • cadastrado em:
  • atualizado em:
Compartilhe
Telefones:
(15) 997294096
(15) 32174506
(15) 30191929

Você sabe o que é uma fossa séptica?
Você sabe como funciona ou quais são suas vantagens?
Pensando em você, criamos este post para esclarecer todas as dúvidas sobre fossa séptica e não é só isso..., também falamos sobre quando é necessário fazer o esgotamento da fossa, quando devemos optar por ela e o que podemos fazer para conservar a fossa séptica, confira:

ÂNCORAS DO TEXTO
- O QUE É FOSSA SÉPTICA ?
- COMO FUNCIONA À FOSSA SÉPTICA ?
- QUANDO DEVO OPTAR POR UMA FOSSA SÉPTICA ?
- VANTAGENS DA FOSSA SÉPTICA
- POR QUE A FOSSA SÉPTICA DEVE SER ESGOTADA ?
- O BICARBONATO DE SÓDIO PODE AJUDAR À FOSSA SÉPTICA ?
- ESPECIALISTA EM FOSSA SÉPTICA

 

O QUE É FOSSA SÉPTICA ?

Fossa séptica é um sistema de tratamento de águas residuais subterrâneo altamente eficiente e autônomo.

Como os sistemas sépticos tratam e eliminam as águas residuais domésticas no local, eles são geralmente mais econômicos do que os sistemas centralizados de esgoto.

Ao contrário de um sistema de esgoto urbano que direciona as águas residuais em um sistema de drenagem central, fossas sépticas são um sistema localizado no local.

Os sistemas sépticos são normalmente encontrados em áreas rurais e suburbanas, e são projetados, construídos, operados e mantidos de forma que representam pouca ameaça às fontes de água potável.

No entanto, fossas séptica mal projetadas, podem contaminar as águas subterrâneas ou superficiais.

COMO FUNCIONA À FOSSA SÉPTICA ?

A fossa séptica funciona da seguinte maneira, todos os dejetos que saem são transportados através de tubos que chegam no tanque séptico, o tanque é um recipiente impermeável e enterrado, geralmente feito de concreto.

Seu trabalho é reter as águas com resíduos por tempo suficiente para permitir que os sólidos se depositem no fundo formando uma espécie de lodo, enquanto outros resíduos flutuam para o topo como um tipo de espuma.

Os compartimentos impedem que o lodo e a espuma deixe o tanque e viagem para a área do dreno e a água residual líquida sai do tanque para o esgoto.

O campo de drenagem é uma escavação rasa e coberta, feita em solo não saturado.

As águas residuais pré-tratadas são descarregadas através de tubulações em superfícies porosas que permitem que as águas residuais sejam filtradas pelo solo.

O solo aceita, trata e dispersa as águas residuais à medida que penetra no solo, descarregando finalmente nas águas subterrâneas.

Se o campo de drenagem estiver sobrecarregado com muito líquido, ele poderá inundar, fazendo com que o esgoto flua para a superfície do solo.

Finalmente, a água residual penetra no solo, removendo naturalmente bactérias coliformes, vírus e nutrientes nocivos. Veja fotos de construção de fossa séptica clicando aqui!

QUANDO DEVO OPTAR POR UMA FOSSA SÉPTICA ?

Você deve optar por uma fossa séptica quando não existe rede de esgoto no local, antigamente quando não existia a rede publica de esgoto o morador utilizava meios não seguros e que causavam contaminação do solo e traziam doenças para as pessoas próximas.

Bactérias e fungos que podem permanecer por muito tempo no solo contaminado e causar doenças, principalmente em pessoas com imunidade baixa.

Um lago contaminado pode atrair mosquitos, como o famoso mosquito Barbeiro, as fezes do Barbeiro contém o protozoário que causa a doença de chagas.

A pessoa ao coçar uma picada levada pelo inseto, pode criar uma ferida e por meio desta as fezes eliminadas pelo inseto entram na corrente sanguínea, contaminando a pessoa e causando a doença de chagas.

Curiosidade, em maio de 2019 na assembleia Mundial da Saúde, foi criado o Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas para ser comemorado em 14 de abril (data do ano 1909, quando Carlos Chagas diagnosticava o primeiro caso humano da doença, uma uma menina de dois anos chamada Berenice).

Por esse e outros motivos as fossas são uma ótima opção para tratar dejetos e mantar o meio ambiente seguro.

VANTAGENS DA FOSSA SÉPTICA

A fossa séptica pode ter várias vantagens quando construídas, confira logo abaixo algumas delas:

- tratamento de água no próprio local
- estrutura duradoura
- econômica
- ecológica
- baixa manutenção

Quer ver mais vantagens? Confira o post completo com as principais vantagens da fossa séptica, clique aqui! 

QUANDO UMA FOSSA SÉPTICA DEVE SER ESGOTADA ?

A frequência real pode variar dependendo do uso e da quantidade de pessoas que utilizam, você pode precisar esgotar um tanque com mais frequência em famílias maiores.

Por exemplo, enquanto uma única pessoa que mora sozinha em uma casa pode ser capaz de passar dez anos sem ter o tanque bombeado, mas uma família de sete pode ter que bombear a cada três anos.

O bombeamento ocasional da fossa séptica é essencial para sua operação confiável.

POR QUE A FOSSA SÉPTICA DEVE SER ESGOTADA ?

A fossa séptica precisa ser esgotada, pois, a sobrecarga é uma das principais razões pelas quais as fossas sépticas precisam ser esgotadas, esvaziar uma fossa séptica é importante por causa de sua finalidade principal.

Pelo projeto, as substâncias mais pesadas se acomodam no fundo e, eventualmente, formam uma camada de lodo.

Se o lodo atingir níveis mais altos do que o permitido, mais substâncias sólidas irão para o sistema de absorção do solo.

À medida que os tubos do campo lateral ficam obstruídos, os líquidos são impedidos de fluir para dentro e para fora dos tubos para serem absorvidos pelo solo circundante.

A parte final dessa sequência de eventos envolve a água não higiênica voltando à superfície porque o sistema séptico ficou sobrecarregado.

O BICARBONATO DE SÓDIO PODE AJUDAR À FOSSA SÉPTICA ?

Sim, o bicarbonato de sódio misturado com outros ingredientes naturais, pode ser usado como um produto de limpeza ambientalmente seguro e natural para seu banheiro, pia, ralos e etc...

Utilizar o bicarbonato de sódio como alvejante, em vez de produtos de limpeza com químicos agressivos, evitará que todas as bactérias importantes sejam eliminadas.

As bactérias boas na fossa séptica são necessárias porque decompõe todos os resíduos que passam pelos canos.

Sem elas, a fossa acabará com odores e obstruções que desgastam a fossa séptica, aumentando o risco de manutenções emergenciais no sistema séptico. Usar bicarbonato de sódio é muito fácil.

Você pode misturar cerca de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio com 1/2 xícara de vinagre e 2 colheres de sopa de limão para fazer seu próprio agente de limpeza natural.

O bicarbonato de sódio vai efervescer para ajudar a retirar a sujeira de pias e ralos sem prejudicar o sistema da fossa séptica.

ESPECIALISTA EM FOSSA SÉPTICA

Normalmente os especialistas em fossas sépticas são as desentupidoras, elas constroem, instalam e realizam a manutenção quando necessário.

É importante salientar que a manutenção preventiva através deste profissional é muito importante, pois, evita eventuais surpresas desagradáveis que possam ocorrer.

Para encontrar um especialista em fossa séptica é necessário sempre avaliar de forma paciente para não ter problemas no futuro, caso precise de dicas, clique aqui e confira nosso manual de como escolher o melhor profissional na limpeza ou construção de fossa séptica! 

Gostou do post? Ajude a Isatec Desentupidora compartilhando essa página, obrigado.


Chame pelo WhatsApp!Apenas Sorocaba e região