Desentupidora e Limpa Fossa em Sorocaba | Isatec Desentupidora

Fossa Séptica: O que é, Como Funciona, Vantagens, Esgotamento

Saiba o que é fossa séptica, esgotamento, como funciona e quais são as vantagens

  • cadastrado em:
  • atualizado em:
Compartilhe
Telefones:
(15) 997294096
(15) 32174506
(15) 30191929

O que é Fossa Séptica?

Fossa séptica é um sistema de tratamento de águas residuais subterrâneo altamente eficiente e autônomo.

Como os sistemas sépticos tratam e eliminam as águas residuais domésticas no local, eles são geralmente mais econômicos do que os sistemas centralizados de esgoto.

Ao contrário de um sistema de esgoto urbano que direciona as águas residuais em um sistema de drenagem central, fossas sépticas são um sistema localizado no local.

Os sistemas sépticos são normalmente encontrados em áreas rurais e suburbanas, e são projetados, construídos, operados e mantidos de forma que representam pouca ameaça às fontes de água potável.

No entanto, sistemas sépticos mal projetados, podem contaminar as águas subterrâneas ou superficiais.

Como Funciona a Fossa Séptica?

Todos os dejetos que saem são transportados através de tubos que chegam no tanque séptico, o tanque séptico é um recipiente impermeável e enterrado, geralmente feito de concreto.

Seu trabalho é reter as águas com resíduos por tempo suficiente para permitir que os sólidos se depositem no fundo formando uma espécie de lodo, enquanto outros resíduos flutuam para o topo como um tipo de espuma.

Os compartimentos impedem que o lodo e a espuma deixe o tanque e viagem para a área do dreno e a água residual líquida sai do tanque para o esgoto.

O campo de drenagem é uma escavação rasa e coberta, feita em solo não saturado.

As águas residuais pré-tratadas são descarregadas através de tubulações em superfícies porosas que permitem que as águas residuais sejam filtradas pelo solo.

O solo aceita, trata e dispersa as águas residuais à medida que penetra no solo, descarregando finalmente nas águas subterrâneas.

Se o campo de drenagem estiver sobrecarregado com muito líquido, ele poderá inundar, fazendo com que o esgoto flua para a superfície do solo.

Finalmente, a água residual penetra no solo, removendo naturalmente bactérias coliformes, vírus e nutrientes nocivos. Veja fotos de construção de fossa séptica clicando aqui!

Fossa Séptica: Vantagens

A fossa séptica pode ter várias vantagens quando construídas, confira logo abaixo algumas delas:

- tratamento de água no próprio local
- estrutura duradoura
- econômica
- ecológica
- baixa manutenção

Quer ver mais vantagens? Confira o post completo com as principais vantagens da fossa séptica, clique aqui! 

Quando uma Fossa Séptica Deve ser Esgotada?

A frequência real pode variar dependendo do uso e da quantidade de pessoas que utilizam, você pode precisar esgotar um tanque com mais frequência em famílias maiores.

Por exemplo, enquanto uma única pessoa que mora sozinha em uma casa pode ser capaz de passar dez anos sem ter o tanque bombeado, mas uma família de sete pode ter que bombear a cada três anos.

O bombeamento ocasional da fossa séptica é essencial para sua operação confiável.

Por que a Fossa Séptica Precisa ser Esgotada?

A sobrecarga é uma das principais razões pelas quais as fossas sépticas precisam ser esgotadas, esvaziar uma fossa séptica é importante por causa de sua finalidade principal.

Pelo projeto, as substâncias mais pesadas se acomodam no fundo e, eventualmente, formam uma camada de lodo.

Se o lodo atingir níveis mais altos do que o permitido, mais substâncias sólidas irão para o sistema de absorção do solo.

À medida que os tubos do campo lateral ficam obstruídos, os líquidos são impedidos de fluir para dentro e para fora dos tubos para serem absorvidos pelo solo circundante.

A parte final dessa sequência de eventos envolve a água não higiênica voltando à superfície porque o sistema séptico ficou sobrecarregado.

Você Sabia que o Bicarbonato de Sódio Pode Ajudar a Fossa Séptico?

O bicarbonato de sódio misturado com outros ingredientes naturais pode ser usado como um produto de limpeza ambientalmente seguro e natural para seu banheiro, pia e ralos.

Usar bicarbonato de sódio como alvejante em vez de produtos de limpeza químicos agressivos, evitará que todas as bactérias importantes sejam eliminadas.

As bactérias boas na fossa séptica são necessárias porque decompõem todos os resíduos que passam pelos canos.

Sem elas, a fossa acabará com odores e obstruções que desgastam a fossa séptica, aumentando o risco de manutenções emergenciais no sistema séptico. Usar o bicarbonato de sódio é muito fácil.

Você pode misturar cerca de 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio com 1/2 xícara de vinagre e 2 colheres de sopa de limão para fazer seu próprio agente de limpeza natural.

O bicarbonato de sódio vai efervescer para ajudar a retirar a sujeira de pias e ralos sem prejudicar seu sistema séptico!

Gostou da postagem? Ajude a Isatec Desentupidora curtindo ou compartilhando essa página, obrigado.



Chame pelo WhatsApp!